Modo de preparo
Forno
Forno Convencional
Pré-aquecer o forno na temperatura máxima por 20 minutos; colocar os produtos para assar entre 25 e 30 minutos na mesma temperatura ou até dourar.
Forno Turbo Gás
Pré-aquecer o forno de 5 a 10 minutos, entre 150° e 160°. Após o pré-aquecimento, colocar os produtos para assar em média 15 minutos ou até dourar.
Forno Elétrico Turbo
Pré-aquecer o forno entre 5 e 10 minutos na temperatura de 140°. Após o pré-aquecimento, colocar os produtos para assar em média 15 minutos ou até dourar.
Forno de Lastro
Forno normalmente utilizado em pizzarias. É comum eles não possuírem termostato e isso dificulta definir a temperatura adequada. Os fornos que possuem termostato deverão estar na temperatura de 160° (pré-aquecer o forno durante 20 minutos) e colocar os produtos para assar por aproximadamente 15 minutos ou até dourar.
Forno Elétrico Convencional
Pré-aquecer entre 15 e 20 minutos na temperatura de 180°. Após o pré-aquecimento, colocar os produtos para assar entre 20 e 30 minutos, mantendo a temperatura.
Forno Turbo Chef (SÓTA)
É um forno pouco comum, sendo utilizado somente para aquecer produtos. Ele é apropriado para produtos pré-assados e sua utilização é muito simples, já que precisa apenas acionar a função salgado.
Observações
- Quando o forno de lastro é novo, deve-se deixar por um longo período aceso (12-24 horas ou até queimar a pedra por inteiro).
- O tempo mínimo que nossos produtos precisam ficar no processo de assar é de 15 minutos, independente do produto ou forno.
- Realizar qualquer processo em micro-ondas desidrata a massa.
- Produtos como pastel de forno, empada e massas integrais, em alguns fornos, pode variar de 10 a 15 min. A mais que o tempo definido acima.
Modo de preparo
Estufa
O regulamento da ANVISA determina que a temperatura adequada a manter nas estufas é entre 70 e 80°. Com essas temperaturas, nossos produtos não podem ficar mais do que uma hora dentro de uma estufa, uma vez que após este período ele começa a perder qualidade (desidratar).
Observações
- Algumas estufas contêm compartimento de água, se o mesmo se manter constantemente abastecido, dificilmente nosso produto ficará desidratado.
- As estufas que não possuem compartimento de água são as que, com maior frequência, danificam nossos produtos, para evitar isso recomendamos colocar um copo com água, dentro da estufa, para manter o produto hidratado.
Modo de preparo referente aos diferentes tipos de fritadeiras
Fritadeira
Fritadeira Elétrica
Colocar óleo e pré-aquecer na temperatura de 180°; após, colocar nossos produtos entre 3 e 4 minutos, sempre movimentando o produto.
Tacho ou Panela
Colocar óleo e pré-aquecer; como os mesmos não possuem termostato, é difícil determinar a temperatura correta para começar a fritura. Para isso, sugerimos jogar um fósforo no óleo que, ao acender, mostra que o mesmo está na temperatura correta para colocar nosso produto (entre 3 e 4 minutos, sempre movimentando o produto).
Produtos com maior cuidado
Coxinhas e croquete de queijo: descongelar, no mínimo por ½ hora, e fritar poucas unidades de cada vez, sempre cobrindo totalmente os produtos com o óleo.
Observações
- Não ultrapassar o tempo de 4 minutos, pois pode haver estouro do produto.
Modo de preparo
Descongelamento de produtos
Croissant / Strudel:
É necessário descongelar em temperatura ambiente, entre 2 e 3 horas, ou até dobrar o seu tamanho congelado. Nunca colocar em cima de fornos para agilizar o tempo de descongelamento/crescimento. Quando se utiliza um climatizador (comum em panificadoras), utilizar temperatura máxima de 20° e o processo deve durar entre 30 minutos e 1 hora.
Pães / Sfihas / Calzones / Enroladinho / Hamburgueres / Baguetes Sem Lactose
Estes produtos podem ser colocados em cima do forno para agilizar o processo de descongelamento/crescimento, mas sempre colocando duas formas ao contrário para evitar contato direto com o forno (o processo dura entre 1 e 1h30) ou até dobrar o seu tamanho
Observações
- Somente os “mini” croissant não precisam passar pelo processo de descongelamento e crescimento, já que eles possuem fermento químico, e por isso vão realizar o processo de crescimento dentro do forno enquanto estão no processo de assar.